segunda-feira, 9 de março de 2009

PORQUE TEMOS MEDO DE LÍDERES CARISMÁTICOS COMO FOI JOHN WESLEY?



LÍDERES CARISMÁTICOS SÃO MONSTROS?

DESCENTRALIZAÇÃO CARISMÁTICA?


Historicamente, todas as instituições e movimentos de sucesso e pujança, são aquelas que possuem uma liderança carismática forte. Como exemplo, podemos destacar o próprio John Wesley, inspiração aos seus liderados.

O “Líder carismático”: carisma é uma palavra grega que significa “dom de inspiração divina”. Ou seja, o líder carismático é aquele que inspira em seus liderados a confiança, aceitação incondicional, obediência espontânea e envolvimento emocional. O líder carismático é visto por seus liderados como alguém que possui qualidades excepcionais. “Carismáticas” em sua acepção original. Um exemplo deste tipo de líder são os líderes religiosos como Jesus Cristo ou Gandhi[1]

Segundo a conhecida Teoria dos Traços, que disseca o tema liderança, podemos afirmar que John Wesley era um homem que conseguiu aglutinar em torno de si e de suas idéias pessoas dispostas a apostar no que ele pregava, ensinava e dirigia: Ele era um grande líder carismático.

Poderíamos destacar inúmeros outros personagens históricos que por sua liderança influenciaram as massas para o bem ou para o mal: Adolf Hitler, Mahatma Gandhi, Jesus Cristo, Maomé, Martin Luther King, e por que não dizer Barack Hussein Obama II. Homens detentores de um poder avassalador: O carisma.

A Igreja Metodista possui muitas instâncias administrativas, as quais regem os rumos gerais e as ações genéricas, muito no frio da letra e pouco na paixão do carisma. Muitas “orientações” são seguidas por serem normas e não por que os liderados crêem no(s) seu(s) líder(es) metodista(s). Quem é a nossa voz profética?

Entretanto, não podemos deixar de reafirmar que nós não somos uma instituição “natural” como as demais, pois cremos em algo que não vemos e lutamos por um Reino mais teórico que factual. Somos místicos! Não podemos aplicar normas naturais para administrar coisas espirituais.

Hoje a IM é uma instituição muito bem organizada dentro do que a ciência humana das administrações desenvolveu: isto é louvável! Mas a letra mata. Vida? Só no Espírito. Onde está o Espírito Santo? Onde está o khárisma? Onde está a liderança verdadeiramente carismática, movida pelo Espírito e que move multidões?

Sim, Wesley morreu. Faz-se necessários novos homens movidos pelo mesmo Espírito que o movia (o Santo, lembram?). Homens que abram a boca e movam multidões não pela lei, mas pela Graça do carisma.

Nossa postura crítica aos líderes carismáticos de outras denominações religiosas em nada ajuda, mas lembra mais a “vingança do pipoqueiro”: se eu não tenho, é porque não é bom. Quem hoje na IM é uma voz profética?

Medo do carisma? Esta sim é uma crise que transforma o místico em empresas da fé, regidas por normas administrativas rígidas e inflexíveis e não pela leveza, alegria e liberdade do Espírito.

Que Deus nos envie o seu carisma e aplaque o pecado da inveja sobre os cristãos metodistas de personalidade e liderança carismática que hoje estão descentralizados. Alguns focos de carisma aqui ou ali, que a instituição trata de abafar, para não ofender os poucos qualificados ou os detentores de outras habilidades.

A Igreja metodista não pode nivelar por baixo, abafando as lideranças carismáticas descentralizadas, mas, ao contrário, se uma liderança carismática é identificada, esta deve ser incentivada, estimulada e apoiada. Assim, ninguém terá medo de fazer a obra de Deus seguindo os “instintos” do Livre Espírito Santo, e libertando-se da obra no estilo rígido da letra morta.

Quem mais impactou a sua geração? Os donos da Lei do Templo? Ou o livre pregador Jesus. De Cristo basta um: Que a IM não crucifique seus novos líderes carismáticos.
[1] InfoEscola. Disponível em: <>. Acessado em: 31/10/2008.

Um comentário:

  1. Muito legal seu texto. Também tenho essa opinião. Está na hora da igreja metodista deixar o Espírito Santo agir e fazer o que bem entender! Tenho certeza que coisas sobrenaturais e tremendas irão acontecer! A Paz!

    ResponderExcluir

Se você concorda ou discorde, expresse aqui sua opinião para os demais leitores.